Noticias

Solenidade de Formatura do Curso Técnico de Qualificação do Agente Comunitário de Saúde

Realizou-se nesta sexta feira dia 30/11/18, no Auditório da Prefeitura Municipal de Indaiabira, a Solenidade de Formatura do Curso Técnico de Qualificação do Agente Comunitário de Saúde.  Uma iniciativa da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais – ESP, em  parceria das Secretarias Municipais de Saúde de Indaiabira e Vargem Grande do Rio Pardo.  Ao todo foram diplomados 34 concluintes, todos agentes já atuantes nos dois respectivos Municípios.

A solenidade contou com a presença do Prefeito Municipal de Indaiabira José Sivirino da Silva, Representando o Prefeito de Vargem Grande do Rio Pardo Sr. Nilson;  da Secretária Municipal de Saúde de Indaiabira Ana Soares de Melo, do Secretário Municipal de Saúde de Vargem Grande do Rio Pardo Jose Maurício, do Presidente da Câmara de Vereadores de Indaiabira Aldírio Clebson, da Professora do Curso e enfermeira atuante no município de Indaiabira Eveline Nogueira de Castro e Oliveira, das Coordenadoras da Atenção Primária Michelle Rocha Santos e Deusane Carmem .

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, os formandos fizeram o juramento a profissão. “INVOCANDO O TESTEMUNHO DE TODOS AQUI PRESENTES, PROMETO EXERCER COM DIGNIDADE, AMOR E RESPEITO À LEI E AOS PRINCÍPIOS ÉTICOS, A PROFISSÃO QUE ESCOLHI, DEDICANDO-ME INTEIRAMENTE AO SERVIÇO DO MEU PAÍS E DA HUMANIDADE. ASSIM PROMETO!”

Oficialmente implantado pelo Ministério da Saúde em 1991, o então Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) teve início no fim da década de 80 como uma iniciativa em buscar alternativas para melhorar as condições de saúde de suas comunidades. Era uma nova categoria de trabalhadores, formada pela e para a própria comunidade, atuando e fazendo parte da saúde prestada nas localidades. 


Hoje, a profissão de agente comunitário de saúde (ACS) é uma das mais estudadas pelas universidades de todo o País. Isso pelo fato de os ACS transitarem por ambos os espaços – governo e comunidade – e intermediarem essa interlocução. O que não é tarefa fácil. 

O agente comunitário de saúde tem um papel muito importante no acolhimento, pois é membro da equipe que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe.

 O Curso de Qualificação do Agente Comunitário de Saúde pretende dar continuidade à qualificação de Agentes Comunitários de Saúde no Estado de Minas Gerais, entendendo que este profissional constitui um importante segmento da força de trabalho no setor saúde e que a abrangência da Estratégia de Saúde da Família aponta para a necessidade de uma qualificação permanente desses atores.

TOP